segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Filho incomodou: Passe adiante!

    Estamos vivenciando uma grave crise de valores: se antes os pais protegiam seus filhos a todo o custo, hoje eles passam seus filhos adiante como quem dá um blusão velho para a doação.
    Mas quando falamos em crianças e adolescentes, estamos falando a respeito de seres em formação e não em pequenos adultos, como algumas pessoas, com o intuito de fugirem de suas responsabilidades enquanto educadores e orientadores, seguidamente o fazem.
    A criança possui a tendência de copiar padrões de conduta de acordo com o que observa. Para que existam crianças com valores, moral e ética, devemos demonstrar isso em nossos atos.
    "É o outro, é o seu olhar, que nos define e nos forma. Nós (assim como não conseguimos viver sem comer ou dormir) não conseguimos compreender quem somos sem o olhar e a resposta do outro". (Umberto Eco).
     De acordo com a Constituição Federal o desenvolvimento físico e mental da criança é dever dos pais e não deve ser passado para outro que não terá para com o filho o mesmo cuidado de quem é pai.
     Muitos pais agem com descaso, pensam que porque dão tudo o que os filhos querem, eles estão suprindo as carências das crianças. Que isso será suficiente para que os filhos sejam pessoas de bem, para que amem e ajam corretamente, que não cometam erros. Esquecem-se que eles próprios já erraram e que provavelmente tiveram seus pais ao lado, para dar um puxão de orelhas e mostrar o caminho certo, mas, acima de tudo, para simplesmente apoiar, estar ao lado e mostrar que mesmo que erre continuará a ser amado. Então o mais importante é conversar com seus filhos, mostrar o que é amor incondicional, apesar dos erros. E que juntos podem resolve-los.
     Se seu filho não for uma pessoa de bem, o único culpado será você, que passou seu tempo fazendo outras coisas ao invés de dar educação. Porque educação vem de casa e não dá escola. Na escola eles ensinam a ler, escrever e se expressar melhor. Mas em casa é que se dá educação de verdade. Eu, como professora, posso afirmar isso. Quem educa são os pais. Devemos fazer agora, para que no futuro, não olhemos para nossos filhos e nos arrependamos. Pois o grande culpado será você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário